“Forró Patrimônio Cultural
Genuinamente Brasileiro”

Blog

Compartilhe:

CERIMÔNIA ENTREGA DO PRÊMIO ANASTÁCIA 2022Blog 

AGRADECIMENTOS FÓRUM DO FORRÓ DE RAIZ SP

Boa Noite à todas as pessoas, instituições e entidades presentes,  agradecendo a oportunidade de fala nesta cerimônia tão marcante para todos nós !  

Gostaria de enfatizar o imenso sentimento de Gratidão pelas energias do Universo que nos trouxeram até aqui inspirando cada um dos envolvidos nesse longo processo de construção de valorização da expressão cultural Forró que simboliza a ponta do “iceberg” da gigantesca riqueza cultural das raízes que formaram o miscigenado povo brasileiro !   É mergulhando nas profundezas das suas vivências e manifestações nos diversos territórios do país que conseguimos identificar com mais clareza as influências de participação das culturas afro, indígenas, europeias, todas entrelaçadas e ´por isso, por vezes, dificilmente identificadas num olhar menos atento a essa busca.

E em se falando de pessoas que auxiliaram na construção desse Prêmio, gostaria de ressaltar os seguintes nomes:

Agradecer à 

Sra Joana Alves, que instigada pelo desejo da Comunidade Forrozeira em ser respeitada e valorizada pelos seus saberes e fazeres, oficializou o movimento através da criação do Fórum do Forró de Raiz em 2011 junto ao IPHAN, organizando a instância nacional e estimulando a criação das várias instâncias estaduais, as quais, à partir das suas oficializações enquanto organização social,  trouxeram diversos desdobramentos em seus estados e em São Paulo,  este prêmio é um deles.  

Em Dez 2021, após um processo de 10 anos, foi alcançado o reconhecimento do Forró como Patrimônio Brasileiro, dando início a uma nova fase de processos de criação e implementação de planos de salvaguarda desse bem em todos os territórios. 

Agradecer à

Anastácia, nossa rainha,  pilar icônico do nosso Forró reconhecida mundo afora, que neste ato, simbolizando toda a Comunidade Forrozeira na cidade de São Paulo , generosamente cedeu seu nome para identificar essa honraria com a força feminina que gera a oportunidade de mapear os inúmeros nomes da Comunidade Detentora que vivem na capital sendo responsáveis pela contínua transmissão e vivências dos saberes dessa cultura e que até então, são conhecidos somente pela própria comunidade. 

Agradecer aos

Mestres Rafael Magnata e Salatiel D´Camarão que participaram da construção das regras de  resolução do prêmio quando ainda estava em projeto, além de dedicarem tempo na comissão organizadora e parecerista no momento da implementação de sua primeira edição.

Mestre Prof Ikeda, por se disponibilizar para o movimento com sua trajetória imensamente respeitada no mundo acadêmico como pesquisador de cultura popular, garantindo assim a participação da ECA-USP nessa comissão parecerista como seu representante, de forma a efetivarmos o envolvimento da academia nesse processo e estar em contato com o rico manancial de saberes da Comunidade Forrozeira da capital, quiçá oportunizando futuros desdobramentos de intercâmbio desses fazeres com a comunidade acadêmica.

Marcos Rabelo, representante do IPHAN-SP que sempre está além no cumprimento das suas atribuições institucionais para com os bens imateriais que estão sob seus cuidados, e colaborou na comissão parecerista, reforçando ainda mais a imparcialidade de seu resultado.

Agradecer aos parlamentares, Soninha Francine por incentivar a criação do prêmio e acolher a proposta encaminhada pelo movimento, ao Alfredinho e Nataline por apoiarem a iniciativa e juntos o fazerem tramitar nesta casa para sua aprovação !

Por fim, agradecer com força à todos os Detentores que puderam se inscrever, disponibilizando aquilo que teem de mais precioso, isto é, a informação de trajetórias dedicadas ao Forró, permitindo que fosse possível a realização dessa 1ª edição de implementação do Prêmio Anastácia, que a efetiva como uma das políticas de salvaguarda do Forró em São Paulo!!!  

Uma salva de palmas à toda a Comunidade Forrozeira, Patrimônio Cultural do Brasil !!!    (texto por Isabel Santos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo