Como é de conhecimento geral através de publicações neste site, desde setembro de 2020, o grupo de conselheiros do CONDEPHAAT, órgão responsável pelo reconhecimento e registro de bens patrimoniais do estado de São Paulo, aprovou por unanimidade que a solicitação de registro do Forró como patrimônio imaterial do estado de São Paulo protocolado em 2018 pela coordenação do Fórum do Forró de Raiz SP (FFRSP) fosse aceita e encaminhou o processo para instrução de registro.
Nessa etapa, é necessário abrir um estudo mais profundo no qual seja confirmada a presença dessa manifestação cultural no território através de uma equipe de pesquisa. Para que isso seja possível, é elaborado e publicado um termo de referência para contratação desse estudo.
Sim, esse termo de referência para contratação foi disponibilizado desde então, sem que no entanto houvesse uma destinação de recurso para esse fim, nem pelo própria secretaria, nem mesmo através de emenda parlamentar, apesar das insistentes tentativas junto à Alesp. Em setembro de 2023, o CONDEPHAAT foi convidado a participar do evento II Fórum do Forró de Raiz SP (24-25/OUT/2023) para informar aos Detentores sobre o andamento do processo apresentando os motivos pelos quais estava paralisado, além disso, as possibilidades de soluções para a situação.
Em sequência a essa participação e com o comprometimento de retomada do processo de registro, em fevereiro de 2024 seguiu-se um apelo para que membros da Comunidade Forrozeira se envolvessem junto à equipe técnica do próprio órgão numa força tarefa voluntária, auxiliando na elaboração do dossiê do estudo, possibilitando que o processo seguisse para o próximo estágio de análise e conclusão !
Dia 28 de fevereiro, após realizada a primeira reunião sobre o tema no próprio Condephaat, com a presença de membros Detentores que já atuam na implementação do plano de salvaguarda do Forró junto ao IPHAN-SP, o convite foi aceito e instituiu-se daí em diante o grupo de trabalho entre Condephaat, através de seus dois servidores, Rafael Balseiro Zin e Matheus Franco, o Fórum do Forró de Raiz SP e membros da Comunidade Forrozeira, o qual ficou denominado de GT do Forró no CONDEPHAAT.
Várias reuniões e muito diálogo ainda serão necessários para estabelecer a metodologia e realização desse trabalho, mas focando no objetivo de concluí-lo em seis meses e que dia 13 de dezembro de 2024 seja possível comemorar mais essa conquista de reconhecimento para o Forró, agora em âmbito estadual.
Qual a importância disso ?
Após esse reconhecimento, o Estado de São Paulo se torna co-responsável pela salvaguarda desse bem cultural, portanto, abrindo novas portas e oportunidades, corroborando mais efetivamente com a execução do plano de ações oficializado no âmbito federal. Em outras palavras, oportunidades de recursos para os Forrozeiros atuarem em qualquer parte e atividades do estado.
Vamos torcer muito para que todos os envolvidos nesse processo tenham sabedoria para conduzi-lo e consigam alcançar o objetivo, fazendo o melhor possível dentro das condições existentes !
Caso deseje colaborar de alguma maneira, entre em contato pelo e-mail forumforrosp@gmail.com