RELEASE SOBRE O MOVIMENTO FORRÓ PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL E FÓRUM DO FORRÓ DE RAIZ

O Fórum Nacional de Forró de Raiz diz respeito a um movimento cultural fundado em 2011 com o objetivo de promover ações de salvaguarda do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Nesse sentido, o Fórum vem realizando diversos encontros e eventos, dentro e fora dos estados brasileiros à exemplo de Pernambuco (Recife e Exu), Rio Grande do Norte (Natal), Ceará (Fortaleza), Alagoas (Maceió), Sergipe (Aracajú), Bahia (Salvador), Distrito Federal (Ceilândia) e São Paulo (São Paulo), com o intuito de discutir e de viabilizar o reconhecimento/registro do Forró como Matriz Cultural identitária do povo brasileiro.

Resultado de uma articulação que se iniciou em 2011, entre profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do forró, pesquisadores, agentes culturais e artistas, a solicitação de registro do forró foi aceita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) durante o I Fórum Nacional realizado na Paraíba em Set/2015, com o apoio do IPHAN/PB.

Em novembro de 2017 ocorreu o II Fórum Nacional do Forró de Raiz dentro do Encontro Nacional de Forrozeiros, que abarcou também em sua programação uma importante Audiência Pública do Senado Federal – Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde foram discutidas as formas de preservação e patrimonialização dos ritmos tradicionais do forró de raiz. Na ocasião, vários artistas expoentes do forró nacional (Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Flavio Leandro, Joquinha Gonzaga, Chambinho do Acordeon, Antônia Amorosa, Geraldo Cardoso, Pinto do Acordeon, Antonio Barros e Cecéu, Dejinha de Monteiro entre outros, participaram do “Show Manifesto em favor do registro do Forró como Patrimônio Cultural” além de participarem de palestras, mesas redondas e rodas de conversa entre gestores culturais, pesquisadores e autoridades políticas de vários estados do Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

A Audiência Pública foi presidida pela Senadora Fátima Bezerra (PT-RN) que encaminhou o pedido de salvaguarda à CDR do Senado Federal, a qual aprovou por unanimidade a sua realização em João Pessoa, como parte do Encontro. Participaram desta audiência ainda, juízes, procuradores e representantes de segmentos públicos e privados como o IPHAN, UFPB, UEPB, SEBRAE, associações de forrozeiros dos vários estados brasileiro, TV Correio, TV Cabo Branco e Arapuan.

Atualmente, o movimento do Fórum está implementando junto ao Senado ações no sentido de realizar audiências públicas em todo o Nordeste como também em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, assim como a realização de Fóruns Estaduais locais nesses estados citados.      

Joana Alves Silva / Coordenadora Nacional do Fórum do Forró de Raiz

Cel: Tim (83) 98877-6773- encontronacionaldeforrozeiros@gmail.com

Isabel C. C. Santos / Coordenadora Estadual do Fórum do Forró de Raiz SP

forumforrosp@gmail.com – (11) 991920204

Entre em Contato