
Compreendendo a Lógica Histórica das Definições de Classificação no Segmento da MúsicaMúsica
Este texto será conduzido através da ciência que estuda a história da música ocidental (etnomusicologia) e codificou a mesma por meio de uma teoria musical
A matriz musical do Forró é considerada um “supergênero” pois abrange uma ampla variedade de ritmos (ou subgêneros) característicos dessa cultura e que são executados durante as suas práticas festivas, tais como Arrastapé, Baião, Toada, Xaxado, Xote, e o próprio forró.
Sendo esse termo ‘Forró’ utilizado para denominar a própria manifestação cultural como um todo, ou sua dança e também um dos ritmos específicos da sua música, facilmente um diálogo sobre o assunto pode tornar-se confuso e incompreensível, caso o locutor não identifique ao ouvinte sob qual aspecto está traçando sua fala ou raciocínio. Por isso, durante o processo de registro do Forró como patrimônio cultural, as expressões “Forródança” e “Forrómusica” passaram a ser utilizadas para diferenciar essas duas matrizes entre si, bem como ambas da própria denominação da manifestação cultural como um todo, a qual é chamada simplesmente de Forró.. Nesta seção, será abordada especificamente a matriz Forrómusica !
Assim como as demais matrizes da cultura forrozeira, sua música tem “sotaques” diferentes dependendo do local de origem de seus detentores, influências familiares e dos instrumentos utilizados na execução. Apesar da famosa tríade básica de instrumentos estabelecida por Luiz Gonzaga em 1950, isto é, Sanfona, triângulo e Zabumba, vários outros instrumentos fazem parte desse universo forrozeiro, tais como, Rabeca, Fole 8 baixos, Concertina, Pífano (Pífaro ou Pife), Maraca, Agogo, Pandeiro, Cavaquinho, Violão entre outros.
Como curiosidade, vale mencionar aqui o intercâmbio de saberes entre os detentores das matrizes culturais do Forró, pois é comum encontrar nas letras das músicas a rima e métrica típicas da poesia de Cordel, uma vez que a parceria entre compositores e poetas cordelistas é uma prática frequente.
É possível encontrar uma vasta produção literária (livros, artigos e teses acadêmicas) sobre a matriz Forrómusica abordando seus personagens protagonistas : cantores/as, compositores/as, letristas, instrumentistas, gravadoras. Em menor escala, foram produzidos alguns documentários e filmes. Neste site, é possível encontrar uma parte da lista dessas indicações em seções específicas.
Equipe Forró Patrimônio
Este texto será conduzido através da ciência que estuda a história da música ocidental (etnomusicologia) e codificou a mesma por meio de uma teoria musical
Conheça a origem desse ritmo tipicamente brasileiro A história do Forró reúne muitas curiosidade e características que marcam bastante a cultura nordestina. Derivado do nome “forrobodó”, que
O conselho é dado por Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro «El cerebro del niño explicado a los padres», que garante que as aulas
Esta plataforma tem o objetivo de integrar pessoas e lugares que fazem parte da cultura forrozeira, isto é, desde os mestres griôs que carregam a ancestralidade dos saberes dos rituais sociais do Forró com suas histórias e memórias.
2022 © Forró Patrimônio Cultural | Todos os direitos deste material são reservados aos mantenedores do Site Forró Patrimônio Cultural, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
Desenvolvimento DRMdesign