O CONDEPHAAT é a instância estadual responsável pelo reconhecimento dos patrimônios materiais e imateriais de São Paulo, portanto equivalente ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no âmbito federal.
Alcançar o reconhecimento do Forró e suas matrizes como patrimônio cultural do Estado de São Paulo é uma ação essencial para que essa unidade federativa se envolva na co-responsabilidade das ações de sustentabilidade para esse bem cultural, adicionalmente aos recursos federais. Por isso, logo após o evento do I Fórum do Forró de Raiz SP em abril 2018 (https://forropatrimoniocultural.art.br/institucional/) , a coordenação do fórum e alguns dos membros da comunidade forrozeira agilizaram a montagem de um breve dossiê, suficiente para embasar a solicitação de registro junto ao Condephaat em julho do mesmo ano. Dois anos após, em setembro de 2020, o Conselho do Condephaat avaliou o pedido e por unanimidade aprovou a solicitação. No entanto, por falta de um especialista na área de ciências humanas nessa equipe, o processo está aguardando verba para cumprir o edital de contratação para a execução da pesquisa necessária para sua finalização.
Apesar das várias tentativas de sensibilização do Secretário de cultura em exercício, Sr Sérgio Sá Leitão ( 2018-2022), para destinar a verba mínima necessária para esse fim (aprox. 30 mil reais) , e/ou alguns deputados/as através de emenda parlamentar, o processo continuou sem recursos até o final de 2022.
Saiba mais detalhes nos documentos abaixo.