
A construção da Rabeca
ARAÚJO NETO, João Nicodemos de, A construção da Rabeca; 1ªed. 150p. BSG – João Pessoa-PB, 2017
A matriz musical do Forró é considerada um “supergênero” pois abrange uma ampla variedade de ritmos (ou subgêneros) característicos dessa cultura e que são executados durante as suas práticas festivas, tais como Arrastapé, Baião, Toada, Xaxado, Xote, e o próprio forró.
Sendo esse termo ‘Forró’ utilizado para denominar a própria manifestação cultural como um todo, ou sua dança e também um dos ritmos específicos da sua música, facilmente um diálogo sobre o assunto pode tornar-se confuso e incompreensível, caso o locutor não identifique ao ouvinte sob qual aspecto está traçando sua fala ou raciocínio. Por isso, durante o processo de registro do Forró como patrimônio cultural, as expressões “Forródança” e “Forrómusica” passaram a ser utilizadas para diferenciar essas duas matrizes entre si, bem como ambas da própria denominação da manifestação cultural como um todo, a qual é chamada simplesmente de Forró.. Nesta seção, será abordada especificamente a matriz Forrómusica !
Assim como as demais matrizes da cultura forrozeira, sua música tem “sotaques” diferentes dependendo do local de origem de seus detentores, influências familiares e dos instrumentos utilizados na execução. Apesar da famosa tríade básica de instrumentos estabelecida por Luiz Gonzaga em 1950, isto é, Sanfona, triângulo e Zabumba, vários outros instrumentos fazem parte desse universo forrozeiro, tais como, Rabeca, Fole 8 baixos, Concertina, Pífano (Pífaro ou Pife), Maraca, Agogo, Pandeiro, Cavaquinho, Violão entre outros.
Como curiosidade, vale mencionar aqui o intercâmbio de saberes entre os detentores das matrizes culturais do Forró, pois é comum encontrar nas letras das músicas a rima e métrica típicas da poesia de Cordel, uma vez que a parceria entre compositores e poetas cordelistas é uma prática frequente.
É possível encontrar uma vasta produção literária (livros, artigos e teses acadêmicas) sobre a matriz Forrómusica abordando seus personagens protagonistas : cantores/as, compositores/as, letristas, instrumentistas, gravadoras. Em menor escala, foram produzidos alguns documentários e filmes. Neste site, é possível encontrar uma parte da lista dessas indicações em seções específicas.
Equipe Forró Patrimônio

ARAÚJO NETO, João Nicodemos de, A construção da Rabeca; 1ªed. 150p. BSG – João Pessoa-PB, 2017

RÉGIA, Bando de; Anastácia por Bando de Régia; 1ªed. Fábrica de Cânonos – São Paulo-SP, 2021

Eu sou Anastácia! : histórias de uma rainha / Lucinete Ferreira (Anastácia) ; elaboração do projeto, pesquisa, transição, condução do texto e organização Lêda Dias.

ANISIO,R. Forró de cabo a rabo. 1ª ed. Recife: Bagaço Editora, 2012

SANTOS,C.O0. Forró, a codificação de L.Gonzaga.-Recife:Cepe,2013,144, [10]p:il.-(Coleção Batuque Book;vol3)

SANTOS SILVA, Alessandro dos (Sandrinho Dupan); Jackson do Pandeiro de A a Z; 1ªed. Café e Sebo, Campina Grande PB 2022

Lua Estrela Baião : a história de um rei / Assis Ângelo; ilustrações Luciano Tasso. – 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2012.

FONTELLES ,B. O imaginário do rei, visões do universo de Luiz Gonzaga. Exposição Oca, Pque Ibirapuera,2013. Fundação Athos Bulcão.

LIMA NETO, Eduardo Moreira de; Pífanos do Sertão, 1ªed, FacForm, 143p. Recife/PE 2016

São Paulo é forró do Gogó ao Mocotó / Antonio Carlos da Fonseca Barbosa. São Paulo : Giostri, 2021. 228 p. : 17cm x 24cm.

Produzido pelo Núcleo de Documentários da TV ASSEMBLEIA DO CEARÁ Coordenação de Núcleo e Finalização: Angela Gurgel Roteiro: Ana Célia Oliveira e Angela Gurgel Produção:

O conselho é dado por Álvaro Bilbao, neuropsicólogo espanhol, autor do livro «El cerebro del niño explicado a los padres», que garante que as aulas