O Prêmio Anastácia de Forró da Câmara Municipal de São Paulo é uma iniciativa para homenagear pessoas e/ou entidades que salvaguardam, fomentam e difundem a Cultura Forrozeira no seu rico manancial de saberes e fazeres que há mais de 6 décadas estão embrenhados no cerne dessa gigantesca metrópole, fazendo parte do estilo de vida de uma expressiva parte dos cidadãos paulistanos !
São 5 categorias : Dança, Música, Comunicação, Produção Cultural e Pesquisa , com o objetivo de dar visibilidade à complexidade cultural dessa manifestação , tanto das suas MATRIZES , quanto a sua produção cultural, pesquisa e comunicação, mapeando os artífices protagonistas da salvaguarda do Forró, mantendo-a VIVA e ACESSÍVEL à população !
4ª Prêmio Anastácia de Forró SP -Ano 2025
É sempre bom relembrar que este prêmio foi criado com o objetivo de oficializar, destacar e mapear as Mestras/es, Detentores/as, Agentes Culturais e Apoiadoras/es que contribuem para transmissão, preservação, difusão, fomento e pesquisa que trazem valorização (salvaguarda) do Forró e suas matrizes, nosso bem cultural patrimonial brasileiro oficializado através do IPHAN em 2021.
Felizmente, a criação deste prêmio também proporcionou a oportunidade de homenagear em vida, a grande referência feminina dessa cultura, a Rainha Anastácia que abrilhanta esta cerimônia com sua presença desde a primeira edição !
O formato deste prêmio foi elaborado para ser democrático, tanto por oferecer inscrições espontâneas, trazendo a oportunidade de se conhecer a atuação de pessoas e entidades invisibilizadas, quanto por envolver na comissão parecerista referentes da Comunidade Forrozeira de outros estados e instituições técnicas como IPHAN e ECA-USP, garantindo mais imparcialidade ao resultado final.
Para além do destaque durante a cerimônia, outros desdobramentos teem sido gerados à partir da oficialização do reconhecimento trazido por esta honraria, uma vez a mesma certifica oficialmente a relevante atuação dos contemplados, auxiliando-os na comprovação e respeito à sua atuação. Sendo este um objetivo compatível com o plano de salvaguarda deste bem cultural, este prêmio colabora com o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial do Brasil instituído pelo Decreto Federal# 3551/2000, o qual está neste ano completando o Jubileu de Prata !
Nesta 4ª edição, agradecemos o envolvimento de todos, desde a equipe de eventos e o cerimonial da Câmara e especialmente aos pareceristas o Sr Fábio Barros (BA), Mestre Salatiel D´Camarão (PE), Prof Dr Fábio Cintra (ECA-USP), Sr Rodrigo Andrade de Oliveira (IPHAN-SP), Renner Oliveira (CMSP) pela benevolência do tempo e conhecimento disponibilizado nas avaliações (pró-bono), e a força tarefa da comunidade na ajuda mútua nas inscrições !
Um agradecimento final à esta casa parlamentar, confiantes que seguirá, ano após ano, executando este prêmio , cada vez melhor !!!
Uma salva de palmas à toda a Comunidade Forrozeira,
Guardiã deste Patrimônio Cultural do Brasil !!! (texto por Isabel Santos)
















